Rua Oscar Freire, 2250 - T9/ T10 - Jardim Paulistano - São Paulo - SP - 05409-012

(11) 3081-6851

(11) 99939-8847

Rua Oscar Freire, 2250 - T9/ T10 - Jardim Paulistano - São Paulo - SP - 05409-012

Notícias

​Cirurgia minimamente invasiva para tratamento do Glaucoma

Vale lembrar que, infelizmente, o glaucoma é uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. Porém, ao longo dos anos e com o número crescente de casos de glaucoma no mundo, especialistas estão desenvolvendo as chamadas "MIGS" (minimal invasive glaucoma surgery). O objetivo desse tipo de procedimento é oferecer mais conforto tanto durante a cirurgia, quanto depois, no momento do resultado.  

Com a tecnologia a serviço da saúde, a Medicina busca soluções cada vez mais eficazes e seguras para o tratamento de algumas patologias. A MIGS para o tratamento do glaucoma pode contar com implantes, como o iStent ou o Hydrus, e procedimentos como o Trabectome e o Kahook Dual Blade. Todos demonstram eficácia comprovada e a indicação de cada um deles fica por conta do tipo de glaucoma e idade do paciente.

A  técnica chamada Istent é uma nova opção para dar qualidade de vida ao paciente com glaucoma. Realizada por meio da cirurgia minimamente invasiva, o procedimento utiliza a implantação de um stent de aproximadamente um milímetro e oferece uma recuperação mais rápida.

Com o objetivo de controlar a pressão intraocular (PIO), o procedimento tem mostrado bastante eficácia em adultos e idosos, tendo resultados com redução de até 20% na pressão intraocular. Pensando em conforto para os pacientes, é possível que o stent seja colocado na mesma cirurgia de catarata, visando a redução de tempo e a recuperação mais ágil do paciente.

Em uma conversa bem franca com os pacientes, esclareço que esse tipo de procedimento não traz a cura, já que o glaucoma é uma doença progressiva, porém atua, principalmente, reduzindo a pressão do olho e diminuindo o uso de colírios.
« Voltar